Alameda Yaya, 836, SLJ - Jd. Aida, Guarulhos/SP
6 dicas para ter confiança em reuniões
Costuma se sentir inseguro ao falar em público ou em qualquer outra situação similar?
Sentir-se desconfortável em reuniões de negócio é algo comum, porém é importante que você saiba como agir para se livrar desseproblema e mostrar confiança como um bom profissional. Para que você entenda de que maneira pode se sentir mais seguro nessas situações, algumas dicas podem ajudar.
Confira 6 dicas para ter confiança em reuniões:
1. Esteja preparado
Antes de tudo, prepare-se para a reunião. Saiba qual será o assunto principal a ser discutido, pense sobre possíveis questões que deverá perguntar ou responder e verifique tudo o que for necessário para ter uma estratégia que o ajude a manter a confiança durante o encontro.
2. Chegue cedo
Chegar cedo é importante para que você possa conversar com as pessoas que já estão presentes e quebrar o gelo antes da reunião. Dessa maneira, você se sentirá mais confortável no momento do debate principal.
3. Controle sua voz
Sua voz é um aspecto muito importante durante reuniões, já que demonstrará se você está confiante o suficiente com a situação. Por isso, procure fazer alguns treinos para que seu tom de voz não mude bruscamente enquanto você fala e para que suas palavras tenham um volume adequado para que todos os presentes escutem claramente o que você tem a dizer.
4. Faça comentários
Para que você não fique em uma posição na qual as pessoas deixem de notar sua presença na reunião, faça comentários relacionados ao assunto discutido sempre que houver a possibilidade.
5. Seja honesto
Quando você for questionado sobre um assunto que você não tem certeza sobre a resposta, seja honesto. Não cite informações se você não souber, já que isso pode causar problemas maiores, até mesmo para suaimagem profissional.
6. Faça questões inteligentes
Para que você passe a sentir mais confiança durante reuniões, faça um esforço para fazer perguntas relacionadas ao assunto em pauta. Isso também demonstrará seu interesse pela empresa onde trabalha.