Alameda Yaya, 836, SLJ - Jd. Aida, Guarulhos/SP
Demanda das empresas por crédito recua 8,6% em junho, aponta Serasa Experian
Conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, houve queda de 8,6% na busca empresarial por crédito em junho/14
Conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, houve queda de 8,6% na busca empresarial por crédito em junho/14. Na comparação com junho do ano passado, houve recuo de 3,7% na demanda das empresas por crédito. Já no acumulado do primeiro semestre deste ano, houve alta de 2,2% na procura por crédito pelas empresas frente mesmo período do ano passado.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a Copa do Mundo em junho/14, com a decretação de feriados em várias localidades e datas distintas, acabou afetando a procura das empresas por crédito no mês. Além disto, os juros elevados e o baixo dinamismo da economia produziram um quadro de fraco desempenho da busca empresarial por crédito no primeiro semestre de 2014.
Análise por porte
A redução da demanda empresarial por crédito ocorreu de forma mais intensa nas micro e pequenas empresas, as quais recuaram em 9,0% em junho/14. Nas médias empresas a queda foi de 3,6% e nas grandes empresas o recuo foi de 0,9%.
No acumulado do primeiro semestre de 2014, as grandes empresas lideraram a alta da demanda empresarial por crédito com expansão de 9,3% frente primeiro trimestre do ano passado. Nas micro e pequenas empresas o crescimento neste mesmo período foi de 2,4% e nas médias empresas houve recuo de 2,6% na procura por crédito no acumulado de janeiro a junho de 2014.
Análise por setor
O maior recuo da demanda das empresas por crédito em junho/14 ocorreu nas empresas de serviços com queda de 11,9% frente a maio/14. No comércio as queda também foi expressiva, de 8,1% perante maio/14. Apenas houve elevação da demanda por crédito na indústria, a qual expandiu em 2,6% a sua busca por crédito.
No acumulado dos primeiros seis meses de 2014, a indústria liderou, com alta de 7,8%, o crescimento da demanda empresarial por crédito. Já o setor de serviços também exibiu crescimento, porém em menor escala (4,2%). Apenas o setor comercial acusou recuo na demanda por crédito (-1,0%) no primeiro semestre de 2014 frente ao mesmo período do ano passado.
Análise por região
A demanda empresarial por crédito caiu em todas as regiões do país em junho/14, especialmente no Nordeste com recuo de 12,6% frente a maio/14. No Sudeste a queda foi de 9,0% e no Norte de 8,2%. Na região Centro-Oeste houve queda de 7,2% na busca por crédito em junho/14 e no Sul o recuo foi menor, de 5,0% em relação a maio/14.
No primeiro semestre de 2014, o maior avanço da demanda empresarial por crédito verificou-se no Centro-Oeste (alta de 8,0%), seguido pelo Norte com crescimento de 7,6% frente ao mesmo período do ano passado. Em seguida o Nordeste registrou alta de 4,1% nestes primeiros seis meses de 2014. Por fim, as expansões verificadas no Sul e Sudeste foram bem menores: altas de 1,1% e 0,5% no acumulado de janeiro a junho/14.