Alameda Yaya, 836, SLJ - Jd. Aida, Guarulhos/SP
Novo desafio profissional: o que fazer?
Ao se deparar com um novo desafio, os executivos encontram um cenário muitas vezes complexo devido ao momento econômico. Confira algumas dicas e conselhos, se você é um destes que aceitou uma mudança de emprego recentemente
Não é novidade para ninguém que o mercado não está favorável no momento e não esperamos que esteja no curto prazo, mas como uma consultoria de busca e seleção de altos executivos, temos tido grande demanda de nossos clientes para a busca de profissionais diferenciados no mercado, a troca de executivos por motivos diversos que vão da performance ao custo e a profissionalização da gestão de grupos familiares nacionais, que visam maior governança para impulsionar seu crescimento sustentável. O ponto é que, ao se deparar com um novo desafio, os executivos encontram um cenário muitas vezes complexo devido ao momento econômico. Seguem abaixo algumas dicas e conselhos, se você é um destes que aceitou uma mudança de emprego recentemente:
1 – Potencialmente, com algumas honrosas exceções, a cadeira que você irá sentar será maior do que você por questões de custos. Busque suporte interno e externo desde o dia 1 para que possa acelerar seu desenvolvimento.
2 – Devido ao item acima, potencialmente você sofrerá de preconceito daqueles que estão na empresa há mais tempo e esperavam uma promoção. O momento pede que sejamos abertos e solícitos com o time na chegada, vale uma imersão com eles para alinhar expectativas.
2 – Recursos serão escassos, tanto em termos de pessoas quanto de dinheiro para projetos. Busque oportunidades de fazer mais com menos, seja criativo e inovador.
3 – O momento pede cautela, assim, mesmo que tenha acabado de se recolocar em um novo desafio, procure manter as oportunidades de networking. Pode não dar certo e você não perderá contato com o mercado.
4 – A empresa lhe contratou visando resultados de curto prazo, assim busque desenhar um plano de 100 dias e alinhe o mesmo com seu chefe. Mostre proatividade.
5 – Faça um rápido assessment da sua equipe e entenda se alguma mudança deverá que ser feita para que você alcance o seu plano. Não vale esperar em momentos como este, a ação tem que ser rápida mas pensada, use apoio externo de consultorias que fazem este trabalho de forma isenta.
6 – Aumente a frequência de alinhamentos com a matriz da empresa e com seu superior imediato. Melhor um micro-gerenciamento para cima e para baixo neste momento do que perder tempo realinhando a rota.
7 – Busque oportunidades imediatas de reduções de custos, sempre focando em processos inicialmente. Evite demissões em massa pois você possivelmente vai precisar das pessoas para executar seu plano.
8 – Aprenda a dizer “não”. Parece simples, mas ao tentar criar empatia, muitos líderes acabam evitando este direcionamento nos primeiros meses de gestão e não existe tempo e nem paciência hoje em dia com erros.
9 – Comunicação é chave em momentos críticos de mercado como estes. Se não é bom comunicador, procure ajuda. Use diversos fóruns e formatos para comunicar o que está acontecendo e para onde o barco está navegando. As pessoas somente vão comprar seu plano e lhe seguir se entenderem seu racional.
10 – Busque oportunidades para criar um clima organizacional positivo, já existem muitas notícias ruins no Brasil hoje em dia. Não precisa tornar o ambiente interno da empresa em um inferno, mesmo que o resultado esteja ruim.”