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Dicas para quem trabalha em home office manter a produtividade
Prática do home office cresceu 47% no Brasil desde março de 2015, em especial em grandes cidades
Redução de custo e a melhoria da eficiência e produtividade do colaborador são alguns dos benefícios de se trabalhar em home office. Pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half apontou que o Brasil é p terceiro País do mundo que mais se faz home office, mas conseguir se adaptar a essa nova rotina, pode ser complicado.
O estudo apontou ainda que a prática do home office cresceu 47% no Brasil desde março de 2015, em especial em grandes cidades. No mundo, quase 90% das corporações devem oferecer aos funcionários alguma modalidade de trabalho a distância até 2020, segundo a empresa de tecnologia Citrix. Já para as empresas, ao adotar esse regime de trabalho é possível diminuir o custo fixo da operação, pois economizam nas estações de trabalho e, consequentemente, com itens como transporte, energia, água e mobiliário.
As empresas ganham ainda por contarem com um profissional mais motivado, que trabalha focado em resultados e feliz por ter liberdade para gerenciar o próprio tempo. Quanto aos empregados, à modalidade é uma valiosa ferramenta para se ganhar tempo, evitando o estresse do transito. Mas, para garantir que trabalhar em casa de resultados é necessário algumas ações como estabelecer metas, cumprir horários, evitar distrações. Para tornar o trabalho em casa produtivo, o fundador da escola de Empreendedorismo Longitude, David Pinto, listou quatro dicas que podem ajudar.
Estabelecer metas diárias
De acordo com David, o primeiro passo para o profissional que trabalha home office é estabelecer as metas que irá precisar realizar a cada dia. Outro ponto muito importante é elencar os objetivos viáveis e fáceis de fazer e os objetivos que precisam ser atingidos a médio e longo prazo. “Empresas que trabalham home office costumam ter muito bem definido os resultados que precisam ser atingidos por cada colaborador. O profissional precisa visualizar esta agenda e traçar metas pessoais, para conseguir entregar o trabalho no prazo e de forma eficiente. O pior erro que podem cometer é deixar para realizar tarefas de ultima hora, por exemplo, comprometendo assim a qualidade do trabalho.”
Criar uma rotina de escritório
Como o profissional não está acostumado a trabalhar em casa, ao iniciar essa nova rotina, ele se sente perdido. Os mais ansiosos podem começar a realizar atividades antes mesmo de se alimentarem, e há também os que não estabelecem qualquer limite para dividir cada momento, trabalhando de pijama, não estabelecendo pausas ou trocando o dia pela noite. “A grande dica é estabelecer horários, criar uma rotina saudável e organizar o local de trabalho. Atos simples, como trocar o pijama, fazem toda a diferença para a pessoa entrar no clima correto. A organização do tempo é essencial para que o profissional consiga conciliar todas as tarefas que deseja: ir a uma academia, separar um tempo para ler, curtir a família. A pessoa precisa ter em mente que está economizando horas preciosas simplesmente por não estar enfrentando o trânsito, mas, se ela não tiver uma rotina organizada, não conseguirá ser produtiva.”
Definir regras com a família
A terceira dica é para a família do profissional. Quando a pessoa deixa de trabalhar no escritório da empresa, ela precisa reunir todos que moram na casa e expor a nova situação. Filhos, esposas, maridos, precisam entrar no esquema da nova rotina, respeitar os horários de trabalho do profissional e colaborar evitando interrupções e barulho. “Antes de optar por trabalhar em casa, o profissional precisa avaliar se terá um ambiente propício, se conseguirá ficar focado e se poderá contar com a colaboração de todos sem que a nova situação se torne motivo para divergências na rotina familiar.”
Permita-se relaxar
Por último, e não menos importante, David conta que o home office está crescendo no país justamente porque os funcionários conseguem relaxar mais, ficam preservados do estresse que passavam no trânsito e sentem-se mais felizes por poderem administrar melhor o tempo. “Portanto, se o profissional atingiu as metas propostas para aquele dia, e o trabalho foi realizado com sucesso ele pode relaxar, passear no parque ou ficar com a família. Nada mais merecido!”