Alameda Yaya, 836, SLJ - Jd. Aida, Guarulhos/SP
5 sinais de que está na hora de demitir um funcionário
Decisão representa custos extras, principalmente para um pequeno negócio, mas pode prejudicar bastante o ambiente de trabalho caso nada seja feito
Demitir nunca é uma decisão fácil, quem dirá para um pequeno empresário, que talvez nunca tenha mandado um funcionário embora.
A necessidade de se ter uma conversa difícil e dar um feedback sobre o trabalho do empregado também costuma ser mais difícil em empresas de menor porte porque geralmente a relação entre funcionário e gestor é mais próxima, isso quando não envolve amizades e laços familiares. Além disso, os custos de uma demissão pesam mais no negócio.
Mas por outro lado, um funcionário desmotivado ou que cria conflitos no ambiente de trabalho contagia toda a equipe mais facilmente em um ambiente de trabalho enxuto.
Esperar o funcionário pedir demissão como forma de cortar custos não é recomendável. “O empresário está pagando um preço invisível por manter essa pessoa na empresa. Ela contamina a equipe, não atende bem o cliente, não cumpre prazos e isso compromete a imagem do negócio perante os clientes. O prejuízo pode ser bem maior do que arcar com os custos de uma demissão”, diz Esmeralda Queiroz, consultora especializada em gestão de pessoas do Sebrae-SP.