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Na ponta do lápis: como calcular custos para o veículo do negócio
A manutenção dos veículos de serviços de entregas envolve custos muitas vezes ignorados por empreendedores. Veja como manter o controle dos gastos
Em geral, o custo de aquisição do veículo e o valor gasto mensalmente com combustível são os dois itens aos quais o empreendedor mais atenta na hora de começar ou gerenciar o seu negócio. Mas, por trás da manutenção de um veículo que é utilizado diariamente em entregas, seja qual for o ramo de atividade, há uma série de despesas que precisam ser consideradas desde o início – caso contrário, de uma hora para outra, o empreendedor pode se ver em sérios apuros com as contas.
“É fundamental que o empreendedor faça uma previsão de todas as despesas que vai ter com o veículo ao longo do tempo e dilua isso durante o ano”, explica Leidiane Lima de Oliveira, consultora de negócios do Sebrae. “Muita gente acha que a composição das despesas é a soma do valor da parcela do financiamento do veículo com o gasto com combustível. Mas, quando chega a primeira manutenção que precisa ser feita, ele se vê endividado de uma hora para outra, sem entender direito como aquilo aconteceu.”
Entendendo a sua estrutura
O primeiro passo que o empreendedor precisa dar é entender a sua própria estrutura e ter em mãos dados básicos, como a média de quilometragem mensal do veículo, o consumo médio de combustível, a periodicidade das revisões do veículo (além de qual é o seu valor médio e o que está incluso nelas) e quando algumas manutenções não contempladas nas revisões devem acontecer (por exemplo, a substituição dos pneus do veículo).
A partir desses dados, o empreendedor deve montar uma planilha – ou, se preferir, anotar tudo em um caderno de notas – contemplando cada um dos gastos previstos. Cada item deve ter o valor diluído nos meses anteriores. Por exemplo: se você calcula que a primeira revisão acontecerá em seis meses, o valor que será gasto deve ser dividido pelos cinco meses anteriores, como custo previsto. Da mesma forma, se os pneus em geral têm uma vida útil de 80 000 quilômetros e a previsão é que você rode por dois anos até atingir essa quilometragem, divida esse custo previsto ao longo de todos os meses que restam até lá.
“O empreendedor não pode simplesmente pegar o que ganhou, descontar o que gastou efetivamente e achar que a diferença é o lucro. A ideia é que se visualize, todos os meses, os gastos que virão no futuro, mantendo a consciência de que precisa ir guardando determinado valor ao longo dos meses, pois logo mais precisará arcar com aquele custo”, explica Leidiane. “Poupando desde o começo, ele não vai passar por aperto quando chegar a hora de pagar uma manutenção ou despesa mais elevada.”
Pois é colocando na ponta do lápis que o dono de uma Peugeot Expert compreende plenamente a ótima relação custo-benefício que ela oferece. Primeiro, com o melhor consumo de combustível da sua categoria. São 11,4 quilômetros com 1 litro de diesel em uso urbano, média que chega a 12,1 quilômetros por litro na estrada. Além disso, ela é também “best in class” quando o assunto é custo de revisão, com 2 554 reais até os 60 000 quilômetros e 4 687 reais até os 100 000 quilômetros.
O que entra na conta
Todas as despesas relacionadas ao veículo precisam entrar nessa contabilidade:
- Custo de aquisição – o valor das parcelas do financiamento
- Adaptações necessárias no veículo (como instalação de implemento rodoviário em chassi ou compartimento refrigerado para cargas perecíveis)
- Consumo de combustível – a média de gasto mensal
- Documentação – todo ano é preciso pagar licenciamento, IPVA e Seguro Obrigatório
- Revisões
- Manutenções não previstas nas revisões, como trocas de pneus
- Seguro – rodar com o veículo desprotegido, principalmente nas grandes cidades, é um risco elevadíssimo. Afinal, o veículo é seu instrumento de trabalho
- Provisão para manutenções não programadas (como um pneu furado), multas de trânsito (por mais que se dirija corretamente, estar o tempo todo no trânsito aumenta o risco de alguma infração) e contratação de terceiros (por exemplo, para suprir a ausência do veículo durante manutenções)
- Depreciação do veículo – para que o veículo possa ser futuramente substituído sem endividamento (ou com o financiamento de uma pequena parte do valor)
A cada mês fechado, o empreendedor deve fazer a comparação entre o que efetivamente ele faturou e gastou, com as previsões de custo. O cálculo do lucro, conforme explica a consultora do Sebrae, deve ser considerado descontando-se as despesas previstas – que, por sua vez, devem ser reservadas, preferencialmente em alguma aplicação financeira.
Em relação aos custos, se houve diferenças entre o previsto e o realizado, é preciso atualizar as previsões futuras. Se, por exemplo, o mês acabou tendo um movimento melhor que o esperado e a quilometragem rodada foi superior à prevista, é preciso rever os meses futuros, pois algumas das despesas que dependem da quilometragem podem ser antecipadas. O mesmo vale se o veículo rodou menos que o previsto –nesse caso, certas despesas podem ser postergadas.
Essa conta descrita pela consultora do Sebrae é chamado de Custo de Propriedade. A Peugeot Expert, em um cálculo realizado para o período de 24 meses, com 100 000 quilômetros rodados, tem um custo de propriedade de 0,91 real por quilômetro rodado. Nenhum outro veículo na categoria oferece esse custo abaixo de 1 real.
Manutenção preventiva e garantia
A consultora do Sebrae ressalta ainda a importância de se fazer a manutenção preventiva – a melhor forma de garantir que a vida útil do veículo se prolongue ao máximo e também de evitar custos desnecessários. Deixar de trocar o óleo, por exemplo, abre a possibilidade do aparecimento de problemas futuros no motor, que podem custar dez ou 20 vezes mais.
Além disso, quando se faz uma manutenção programada, é possível também controlar previamente sua agenda, evitando marcar qualquer retirada ou entrega dentro do período em que sabe que o veículo vai ficar parado. Agora, uma pane por uma manutenção não realizada pode ocorrer a qualquer momento, inclusive no meio de uma entrega.
O período de garantia, dispositivo legal que ordena o conserto ou a troca do produto com defeitos de fábrica, sem custo para o consumidor, também deve ser levado em consideração, segundo Leidiane. “É uma segurança que o empreendedor tem caso o veículo apresente algum problema de fabricação”, explica. “Mas ele precisa ficar atento, pois é preciso realizar todas as revisões dentro do prazo indicado no manual, caso contrário a garantia perde a validade.”
A Peugeot Expert oferece três anos de garantia e, além disso, um programa de serviços de pós-venda totalmente inovador, o Peugeot Total Care Pro. Pensado para ajudar o empreendedor a crescer, o programa apresenta os dez compromissos de pós-venda que a Peugeot assume com todos os seus cliente e outros três, adicionais e exclusivos nas lojas Peugeot Professional Center.
“Para a criação do Peugeot Total Care, nós olhamos diretamente para o que o consumidor nos falava ser o mais importante por meio de pesquisas feitas com quem tem um veículo utilitário. Isso resultou em todos os compromissos que assumimos”, explica Dercyde Gomes Jr., diretor de pós-venda da Peugeot. “Com o Total Care Pro, não foi diferente. Os três compromissos adicionais vêm daquilo que nós percebemos que o cliente espera quando ele está em uma concessionária especializada no atendimento profissional.” O programa é válido para toda a rede de concessionárias da marca francesa. Conheça, abaixo, os 10 Compromissos do Total Care Pro:
- Agendamento de serviços e informações através de atendimento personalizado
- Entrega do carro no mesmo dia em revisões agendadas – em caso de descumprimento, o cliente não paga
- Garantia do valor do orçamento, respeitando o que consta na fatura – ou a Peugeot paga a diferença
- Cumprimento das revisões de preço fixo
- Controle de qualidade em 100% dos veículos que passam nas oficinas da Peugeot
- Apresentação de todas as peças substituídas do veículo no momento da entrega
- Entrega do veículo na data e hora combinada
- Empréstimo de outro veículo Peugeot para locomoção, caso o reparo necessite mais de quatro dias úteis, mesmo que o veículo do cliente esteja fora da garantia
- Garantia de um serviço de reboque gratuito, 24 horas por dia, durante oito anos, em casos de pane ou colisão
- Em caso de descumprimento de qualquer Compromisso, o cliente pode acionar o SAC Peugeot pelo 0800 703 24 24
E os compromissos adicionais e exclusivos das lojas Peugeot Professional Center:
- Disponibilidade de um consultor de serviços dedicado ao veículo utilitário
- Entrega do veículo lavado, em sua parte externa, após a revisão
- Fatura de serviços e peças através de boleto bancário