Alameda Yaya, 836, SLJ - Jd. Aida, Guarulhos/SP

Profissionais contábeis utilizando de marketing para oferecer serviços

Especialista comenta como esses profissionais podem abranger seus negócios com o bom uso do marketing digital e o que diz o código de ética.

O marketing digital está presente em várias profissões, e não seria diferente com os contadores.

Para os profissionais e empresas que querem atrair novos clientes, a criação de conteúdo é um caminho que permite a aproximação do público. Porém, essa classe de trabalhadores deve se atentar para não irem contra o código de ética.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) por meio da Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) aprovou o Código de Ética Profissional do Contador (NBC PG 01/2009) em fevereiro de 2009.

Com o objetivo de fixar a conduta do contador, quando no exercício da atividade e nos assuntos relacionados à profissão e à classe, o documento também se aplica ao técnico em contabilidade, em seu exercício.

Entre os pontos do Código de Ética Profissional do Contador, destaca- se o valor e a publicidade dos serviços profissionais.

A atuação no marketing digital pode ser oportunidade para crescer um negócio na internet, de acordo com a contadora especialista em marketing, Zenaide Carvalho.

A importância do marketing digital

Segundo Carvalho, muitos contadores ainda não perceberam a importância do marketing, principalmente do marketing digital, para o seu negócio contábil.

"É preciso estar presente nas redes sociais, produzir conteúdo, fazer anúncios, mas também ser 'achado’.”

Da acordo com ela, o profissional que opta por promover seus serviços em blogs e redes sociais tem que correr atrás para ficar na frente no ranqueamento.

"Quando alguém pesquisa sobre abertura de empresas, plano de negócios e outras palavras-chave, [é essencial se posicionar] para que vejam a relevância do conhecimento do contador, para, nos próximos passos, optar pelo serviço dele e não de outros", explica a especialista.

Ou seja, para ela, o profissional precisa conseguir se destacar, mostrando seu diferencial, sem atacar outros contadores e seus serviços.

Carvalho acredita que o contador deve mostrar sua autoridade, seu conhecimento, antes mesmo de tentar emplacar o nome do seu negócio.

"Ao mostrar o que sabe, ganha a confiança. E no negócio contábil, confiança é fundamental, já que o patrimônio das pessoas e empresas estará sendo gerido pelo contador ou escritório contábil", destaca.

O marketing dos contadores deve ser discreto

Segundo os itens 11 e 12 do Código de Ética, a publicidade, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, dos serviços contábeis, deve primar pela sua natureza técnica e científica, sendo vedada a prática da mercantilização.

A publicidade dos serviços contábeis deve ter caráter meramente informativo, ser moderada e discreta.

Para Carvalho, as restrições do Código de Ética Contábil são aquelas que ninguém deveria realmente cometer em nenhuma área.

"Falar mal de outros profissionais, fazer propaganda alusiva a preço e, claro, prestar informações incorretas", explica.

Cabe ao profissional da contabilidade manter em seu poder os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem da publicidade realizada dos seus serviços: é o que diz o item 13 do documento.

De acordo com Carvalho, a busca pelo cliente é mais fácil com o Marketing de Conteúdo, que, para ela, o contador sempre busca ajudar.

"É preciso criar conteúdo para divulgar seus serviços", comenta, exemplificando quais conteúdos um contador pode fazer e divulgar em suas redes.

"Entregar um e-book gratuitamente e fazer uma sessão de consultoria gratuita são duas dicas que deixamos para quem quer conquistar clientes na área contábil sem ferir o código de ética", exemplifica.

Em relação aos outros contadores, o item 15 do Código de Ética, diz que é vedado efetuar ações publicitárias ou manifestações que possam prejudicar a reputação da ciência contábil, da profissão e de colegas.

Quem procura um profissional ético deve se atentar ao que o item 15 pontua. Os contadores não devem fazer afirmações desproporcionais sobre os serviços que oferecem, sua capacitação ou sobre a experiência que possuem. Além de não poder fazer comparações depreciativas entre o seu trabalho e o de outros.

Confira o Código de Ética na íntegra.

Com informações do Terra